• Uvaia

  • A uvaia (nome científico: Eugenia uvalha), também conhecida como uvaieira, uaieira, ubaia e uvalha, é uma planta da família Myrtaceae. O seu fruto também é chamado de "uvaia" e "ubaia". Pode ter entre 6 e 13 metros de altura e entre 30 e 50 centímetros de diâmetro do tronco. É uma espécie com origem no Brasil, ocorrendo nos estados do Ceará , Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.
  • A uvaia tem alto teor de vitamina C (cerca de quatro vezes mais do que a laranja). Tem a polpa muito delicada, com a casca bem fina, de um amarelo-ouro ligeiramente aveludado. O aroma é suave e muito agradável. Um dos grandes problemas desse fruto é que amassa, oxida e resseca com facilidade, por isso não é muito encontrada em supermercados. Seus frutos são comestíveis, embora muito ácidos, e muito apreciados para o consumo na forma de sucos, razão pela qual é largamente cultivada em pomares domésticos.
  • São também avidamente consumidos por várias espécies de pássaros, o que a torna bastante recomendável para reflorestamentos heterogêneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente. A uvaia é utilizada em projetos de reflorestamento (áreas degradadas, preservação permanente e plantios mistos) e paisagismo (ornamental e pomar doméstico). Sua madeira é empregada apenas localmente para moirões, estacas, postes e lenha.
Compartilhe nas redes sociais ou indique para seus(suas) amigos(as)!

Curta e compartilhe Uvaia.

aguarde enviando...