• Copaíba

  • Copaifera langsdorffii Desf., popularmente conhecido como copaíba, copaibeira e pau-de-óleo, é uma árvore pertencente à família das Fabaceae e a subfamília das Leguminosae: Caesalpinioideaeu. Essa espécie popularmente conhecida com antibiótico da mata, é muito utilizada na Amazônia com fins medicinais.
  • O período de frutificação vai de agosto a outubro.
  • No acre a extração do óleo da copaíba vem sendo uma alternativa de diversificar a produção. A madeira é vermelha e usada em marcenaria. As flores são brancas com manchas rosas. O fruto é uma vagem drupácea contendo uma semente.
  • Tende a medir de 5 a 35 metros de altura. Porém, em áreas de cerrado e caatinga sua altura varia de 1,80 a 13 metros de altura, tendo menor porte. Seu tronco é cilíndrico, curvo e pequeno. Sua casca, que tende a ter 17 mm de espessura, é áspera e se desprende facilmente quando a planta ainda é jovem. Sua coloração varia do cinza-escuro ao marrom, na parte externa, e avermelhada, na parte interna. Sua copa é ampla, porém com pouca folhagem, sendo difícil de ser confundida no meio natural por conta do tom de vermelho que atinge na primavera. Suas folhas medem de 2 a 4,5 cm de comprimento e 1 a 2 cm de largura, quando jovem a planta possui sua folhagem no tom de rosa claro.
Compartilhe nas redes sociais ou indique para seus(suas) amigos(as)!

Curta e compartilhe Copaíba.

aguarde enviando...